A limpeza e a Pandemia.

Lavar as mãos, álcool gel …

Mas e a nossa casa? Por aqui sempre fui a chata com a limpeza no outono fico mais, rs. Como é o período do ano em que as temperaturas ficam mais amenas, a umidade relativa do ar cai e, como consequência, as “ites”  respiratórias como rinite, sinusite e asma atacam, mas nesse outono temos o novo Coronavírus. Como os meninos tem sinusite, os quartos deles sempre tem uma limpeza mais rigorosa, e a limpeza adequada da casa contribui bastante para reduzir a manifestação das alergias típicas da temporada.

Separei aqui algumas dicas simples e práticas, sabemos que TODOS os cômodos precisam de higienização, mas alguns como os descritos abaixo por serem de uso da família, merecem um olhar mais apurado.

Cozinha: durante a quarentena é um dos meus cômodos mais visitados, rs. O ideal é preparar as refeições leves e balanceadas. Para facilitar a lavagem das louças, separe os utensílios setorizando, lave todos e só depois enxague, pois, além de otimizar o tempo, economizamos água. O ideal é que itens como panelas e refratários, que costumam ter resíduos de alimentos, fiquem um tempo de molho. Antes de guardar os alimentos que vieram do mercado – tanto na geladeira, quanto no armário -, é importante passar um pano limpo com álcool, a fim de eliminar totalmente as bactérias. Outro local geralmente esquecido é a porta do microondas, já que, por tocarmos nela o tempo inteiro, é fundamental fazer a sanitização, também com álcool em um pano limpo. Mas vale um aviso: embora o uso de álcool ou da versão em gel seja recomendado, é necessário esperar que ele seque totalmente antes de ir cozinhar ou se aproximar do fogo.

Nosso cantinho de trabalho, o famoso Home Office: nem todos possuem um local específico para trabalhar dentro de casa. Se estiver utilizando a mesa de jantar, como eu, rs lembre-se sempre de fazer a desinfecção antes de utiliza-la para as refeições. Notebooks e celulares podem parecer inofensivos, mas costumam ter alta concentração de bactérias. Eles podem ser sanitizados com álcool isopropílico – por ter menor concentração de água, é mais indicado para esse uso -, uma vez que a oxidação das peças é praticamente nula. Mas, caso você tenha um escritório em sua casa, a limpeza é feita como no restante da casa.
Duas Dicas: – não acumule papéis e não faça refeições no local.

Banheiros: É um cômodo que merece mais atenção. Esvaziar o lixo e deixar uma pequena quantidade de água sanitária na privada são coisas simples e que podem ser feitas diariamente. Para a limpeza dos metais, como torneiras do chuveiro e da pia, uma solução caseira muito eficiente é o uso do vinagre de álcool, que além de desinfetar, traz de volta o brilho dos metais.

Menos espanador e mais paninho:

A melhor maneira de retirar o pó dos móveis é utilizando um pano úmido. Ao contrário do espanador, que apenas transfere o pó de um lugar para outro da casa, o pano úmido consegue efetivamente retirar a sujeira dos espaços.

Lave bichos de pelúcia e cortinas:
Todos estes objetos acumulam muita poeira, por isso é importante mantê-los sempre higienizados. Panos úmidos são práticos e eficazes na limpeza das persianas. Cortinas de tecido e pelúcias devem ser lavados a mão, preferencialmente. Aproveite os dias ensolarados e secos do período para fazer isso.
Limpe o sofá:
Por ser um dos móveis com maior potencial para acumular poeira, é recomendado limpá-lo a seco, utilizando um aspirador de pó. Tenha atenção especial aos “cantinhos”, famosos por acumular sujeira.
Higienize os tapetes:
Tapetes também são outros grandes acumuladores de poeira. Para fazer uma limpeza profunda, polvilhe bicarbonato de sódio por toda a superfície do objeto (utilize uma peneira para fazer isso) e o deixe agir. No dia seguinte, retire o produto com um aspirador.
Cuidado com os vidros:
Vidros também podem acumular poeira. Para fazer uma limpeza profunda, dilua uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em 250 ml de água e aplique o produto com um pano de algodão.
Menos vassoura, mais aspirador:
Varrer a casa é bom, mas pode suspender a poeira e os ácaros causadores das doenças respiratórias. Sempre que possível, opte por utilizar o aspirador de pó ou panos úmidos para fazer a higienização. Caso tenha de utilizar a vassoura, a envolva com um pano úmido de modo a realizar a limpeza com mais eficácia.
Armários entram na lista também!
Limpe o móvel com uma solução de água e vinagre de álcool (diluídos em partes iguais). Após a higienização, feche as portas e deixe agir por duas horas. Na sequência, passe um pano com água e deixe secar naturalmente.
Deixe a luz entrar
Tente manter as portas e janelas de casa abertas, sempre que possível. Aproveite os períodos da manhã e meio da tarde para deixar o sol entrar e arejar todos os espaços. Ele também é um excelente aliado na limpeza doméstica.

Aqui em casa intensifiquei a limpeza e agora todas as quartas-feiras a Mary Help está comigo. Aqui na Baixada Santista o telefone de contato: 13 99758-2920.
Afinal, limpeza nunca é demais, rs.
Beijos.
Facebook Comments