Dia de St. Patrick

Mas afinal que “diaxo” de San patrick é esse?

Na Irlanda é feriado, a festa dura 4 dias, os pubs lotam e muita cerveja verde e preta são vendidas. Mas afinal, o que tem por trás de tudo isso?

Como a escola do Rico é bilíngue, todo dia 17/03  ou data próxima quando cai no final de semana, ele vai com algo verde para representar o dia de San Patrick, eu mesma achava que era uma comemoração, estilo o nosso Carnaval, porém na versão deles, mas me surpreendi com a história que tem a ver com o Catolicismo, vem entender um pouco.

O St. Patrick’s Day, uma celebração tipicamente irlandesa que se espalhou por todo o mundo. Pessoas em diversos países comemoram a data bebendo, ouvindo músicas típicas, participando de desfiles e usando fantasias que remetem ao país. Mas qual o significado por trás dessa festa que faz com que monumentos, pessoas e até rios se tinjam de verde?

Como o próprio nome já diz, o dia é dedicado à Saint Patrick, ou São Patrício, padroeiro da Irlanda e responsável por disseminar o catolicismo no país, e é comemorado no dia de sua morte. Nascido em uma família rica da Grã-Bretanha, com o nome Maewyn Succat, foi sequestrado aos 16 anos por piratas nórdicos e levado como escravo para a ilha verde. Depois de seis anos na escravidão, conseguiu escapar e se refugiou em um mosteiro na região de Gauls (atual França) onde passou 12 anos se dedicando ao estudo do catolicismo. Teria ouvido, então, um chamado divino para retornar à Irlanda, como missionário da palavra de Deus.

Por ser conhecedor da cultura celta, utilizou-se de elementos e símbolos pagãos familiares a esse povo para pregar o cristianismo. O trevo, por exemplo, bastante significativo pois indicava o início da primavera,  foi usado por São Patrício para explicar a santíssima trindade, Pai, Filho e Espírito Santo. Com isso, o símbolo se tornou popular e passou a ser associado ao missionário.

Mais tarde, no século XVI, quando os ingleses confiscaram as terras irlandesas e criaram leis contra o idioma local, o trevo começou a ser utilizado como sinal de desagrado com a dominação Inglesa e orgulho de suas origens. Tornou-se, então, um emblema do nacionalismo irlandês. Por esse motivo, é um dos elementos mais associados ao país e ao dia de St. Patrick.  Nessa data, é possível vê-lo estampado nos mais diversos lugares. O trevo é, também, um dos responsáveis pela invasão da cor verde durante esse período.

Depois disso, a comemoração do dia de São Patrício atravessou o mar junto aos imigrantes Irlandeses que se espalharam pelo mundo, principalmente durante o século XIX. Os destinos mais comuns eram o Canadá, Austrália e Estados Unidos, que hoje conta com uma população irlandesa seis vezes maior do que a da própria Irlanda. Esses países, que sofreram grande influência dessa imigração, são lugares onde o santo padroeiro também é amplamente celebrado.

Foi nos EUA, por exemplo, que surgiram os desfiles de comemoração de St. Patrick – um grande número de irlandeses saía às ruas do país norte-americano no dia do santo para celebrar o feriado e suas origens. Esse ato era alvo do preconceito da sociedade americana e, por esse motivo, era mais seguro para as pessoas se organizarem em grupos, o que levou à formação das paradas. A tradição se tornou tão popular que, atualmente, o desfile de St. Patrick em Nova York conta com aproximadamente 150 mil participantes.

Apesar de sua origem religiosa e de ser realizado durante a quaresma, o feriado irlandês passou a ser sinônimo de festa e bebida depois da liberação de abertura dos bares e pubs na Irlanda na década de 60. Hoje, é mais associado à alegria e irreverência características do povo irlandês do que de fato ao santo de quem carrega o nome.

Conheça algumas curiosidades sobre o St. Patrick’s Day

  • Usar roupas e assessórios verdes é tradição nessa data. Em alguns lugares é comum as pessoas beliscarem os amigos que não estão usando a cor.
  • Na semana da festa é costume que os irlandeses deixem um pouco de lado a língua inglesa e se comuniquem mais pelo idioma irlandês. Isso é conhecido como “Seachtain na Gaeilge” (Semana da Língua Irlandesa).
  • Apesar de comemorado em diversos lugares do mundo, o dia de St. Patrick é feriado oficial apenas em três locais: na Irlanda, em uma pequena ilha do caribe chamada Montserrat e na província de Newfoundland and Labrador, no Canadá.
  • O dia de São Patrício é celebrado, também, em países cuja imigração e influência irlandesa não são tão significativas, como Rússia, Singapura, Brasil e Japão. Esse último, curiosamente, é um país sem tradição católica que celebra a data religiosa.
  • Na maioria dos países as comemorações do dia de São Patrício normalmente acontecem nas ruas, com músicas, desfiles e festas. Porém, em alguns lugares, como o Brasil, a celebração acontece dentro de bares, pubs e restaurantes que oferecem música, decoração, bebidas e cardápio típicos irlandeses.
  • No St. Patrick’s Day o consumo da cerveja Guiness no mundo quase triplica – de 5,5 milhões de litros em um dia normal para 13 milhões de litros no dia da comemoração.
  • Uma das características da celebração é a venda de cerveja verde, produzida pelos bares e pubs especialmente para essa data. A coloração é alcançada acrescentando menta ou corante à bebida.

  • Vários monumentos famosos do mundo são iluminados de verde para homenagear os irlandeses, como o cristo redentor, no Rio de Janeiro, as Pirâmides do Egito, o London Eye, a Torre de Pisa, na Itália, a Ópera House, na Austrália, as Cataratas do Niágara, no Canadá, e muitos outros.

  • Uma das homenagens mais impressionantes é a de Chicago, nos EUA. Lá, o rio que corta a cidade tem suas águas tingidas de verde.
  • No dia 17 de março, tradicionalmente, o presidente da Irlanda dá ao presidente dos EUA um vaso de trevos irlandeses. Porém, eles são destruídos logo após o ato simbólico porque, por questão de segurança, o presidente americano não pode receber flores ou comida de presente, será que esse ano rola essa cumplicidade? rs
  • O leprechaun é uma figura da mitologia celta que se tornou um dos símbolos irlandeses e é muito presente na celebração do St. Patrick’s Day. Porém, sua representação como um homenzinho pequeno com roupas verdes, barba e cabelos ruivos, foi criada pela Disney em 1959 no filme Darby O’Gill & the Little People.

  • Apesar do feriado de ser apenas no dia 17 de março, a comemoração do St. Patrick’s Day na Irlanda dura pelo menos quatro dias. Durante esse período, é comum as pessoas usarem fantasias e assessórios típicos da data no dia a dia, durante as compras, na rua e até mesmo no trabalho.

E viva o Santo que tem espalhado alegria por esse mundão a fora.

E você gostou de saber um pouco mais?

Segredos para disfarçar os poros dilatados

Nem sempre é fácil esconder os poros abertos e pontinhos pretos pelo nosso rosto. Por mais que usemos base, pó e até mesmo corretivo, eles teimam em saltar aos olhos.

O poro dilatado é o extremo da oleosidade do rosto, quem sofre de pele oleosa sabe muito bem disso, não é mesmo? O ideal é investir em produtos que sequem e preencham essa “dilatação” na pele.

ÁGUA GELADA

Sempre antes de começar a maquiagem, lave o rosto com água gelada, ela irá uniformizar melhor a pele e diminuir a dilatação. A água gelada também é ótima para diminuir o inchaço do rosto pela manhã.