Paizinho Vírgula! Não seja um otário.

Que ele não tem papas na língua, a gente bem sabe e admira né?

Calma, não entendeu o título?  Então vem ler.

Homem defendendo piadas sobre maternidade e ou esposa, até parece fakenews né?

Mas o Thiago Queiroz propõe uma reflexão a outros homens sobre ‘piadas’ relacionadas ao convívio intenso com as mulheres na quarentena:
– Não seja um otário!

“Não podemos achar que somos meros hóspedes em casa, e que estamos vivendo em um apart hotel, e que as coisas magicamente vão se arrumar”

Neste período de pandemia que estamos vivendo por conta do coronavírus (COVID-19) é muito comum vermos comentários envolvendo a relação entre os casais dentro de casa como:
– ‘Nossa, como vou conseguir viver 24h com a minha mulher?’, entre outras piadinhas.
Vendo esses burburinhos, o digital creator Thiago Queiroz, do Paizinho, Vírgula!, conhecido por sua autenticidade e diálogo direto e reto, decidiu preparar uma espécie de cartilha para outros homens e dialogar, questionando

“Como não ser um otário na quarentena?”

“Entendo que você queira fazer uma piadinha, que ache que é só uma piadinha, mas a gente não pode deixar de assumir responsabilidade sobre o impacto das coisas que falamos e, principalmente, entender de onde vem a motivação de fazermos comentários deste tipo. Qual é a estruturação desta ideia de que os homens em casa vão sofrer?”, questiona Thiago.

O escritor, youtuber, podcaster e educador parental, que ganhou notoriedade pela produção de conteúdos sobre paternidade, sendo hoje um dos caras mais atuantes nas redes sociais a respeito do assunto, fala sobre a importância da desconstrução de padrões que nos foi imposto ao longo dos anos:

“Era um cara completamente diferente do que sou hoje. Tinha pensamentos machistas e homofóbicos inclusive, mas me abri para a sensibilidade. Quando meu filho nasceu eu queria que fosse tudo diferente do que tinha como referência. Não fazia o menor sentido querer seguir os mesmos padrões que tinha na cabeça. Se você é um cara que faz esse tipo de piada e acha que tem razão, indico aqui 4 pontos para uma reflexão e espero que isso ajude a te tirar da Idade Medieval”:
Beleza Thi, mas agora nós conte:

 Você é o tipo de homem que tem a sensação de que a esposa só fica enchendo sua paciência e pedindo para fazer um monte de coisa?

Em primeiro lugar entenda o que causa essa reclamação. Por que será que a sua parceira está tão ranzinza? Está reclamando tanto, te mandando fazer tanta coisa? Te digo, na maioria esmagadora das vezes, é porque a sua esposa está extremamente sobrecarregada. Precisamos entender que nós homens temos que assumir sim a carga de cuidar da casa, dos filhos, e isso não é apenas durante a quarentena, é a vida inteira.

Você usa a desculpa de que tem muito trabalho e outras responsabilidades?

Imagina as mães solo que estão por aí e não tem ninguém em casa para ajudá-las, estão sozinhas com os filhos, ainda precisam fazer comida, cuidar de casa e trabalhar. Por isso que é importante o homem pensar que enquanto está dentro de uma família que está estruturada de uma forma que existe um pai, uma mãe e os filhos, ele precisa sim fazer a sua parte. As vezes pode parecer que a gente está fazendo muito, pois temos que dar conta do trabalho, é uma pressão enorme, mas a vida continua dentro de casa. Não podemos achar que somos mero hóspedes em casa, que estamos vivendo em um apart hotel e que as coisas magicamente vão se arrumar, os seus filhos vão tomar banho sozinhos e ele não precisamos fazer nada, só focar no trabalho. A vida não é assim, vamos compreender que a gente precisa fazer a nossa parte e entender principalmente que se a gente se sente no direito de fazer essas piadas que vamos ter que sobreviver às nossas esposas, provavelmente quem está precisando sobreviver a nós são elas.

 Exemplo de coisas que os homens podem (e devem) fazer em casa para ajudar suas parceiras

São detalhes que as vezes a gente não percebe, ou nunca prestou atenção nisso, mas é importante que nós, enquanto homens, comecemos a ficarmos atenta à essas coisas. Por exemplo, se você tem um filho, seja ele ainda mais bebê ou um pouco mais velho, e percebe que ele está começando a ficar meio irritadinho de fome, vá providenciar o almoço dele. Ajude na hora que é para por seus filhos na cama, ajude no banho deles. Viu roupas sujas no cesto? Leve para a lavanderia, ou para perto da máquina de lavar, coloque na máquina de lavar. Passou pela cozinha, viu meia dúzia de louça suja ali, já lava logo aquilo ali. A melhor dica de todas é a da iniciativa e incluí-las em sua rotina, não espere a sua parceira mandar você fazer. Assuma responsabilidade das coisas e faça elas desde o planejamento até a execução, só assim você vai conseguir liberar a carga mental da sua parceira.

Agora olha que demais essa dinâmica de casal, que pode ser chocante:

Liste em um papel as coisas que você faz e peça para sua esposa/companheira fazer o mesmo

A ideia não é comparar quem é o mais atarefado, sobrecarregado, mas é o homem criar consciência sobre as coisas que sua parceira tem que ser responsável diariamente. O que ela precisa planejar, se importar e que ele nem fazia ideia que elas eram necessárias. Existe uma probabilidade muito grande de nós homens vermos que as nossas listas são bem menores do que a da esposa. Uma vez que a gente enxerga a carga que está nas costas da mulher, não consegue mais não enxergar isso. E aí cabe a cada um decidir se vai querer dividir as coisas de modo um pouco mais justo ou se vamos querer continuar conscientemente sobrecarregando a esposa.

Gostou né? O Thiago fala o que muitas de nós defendemos mas não temos força para levantar essa bandeira, e quando temos o sexo oposto junto e gritando com a mesma força, é confortante!

Em breve uma entrevista bem bacana.

A limpeza e a Pandemia.

Lavar as mãos, álcool gel …

Mas e a nossa casa? Por aqui sempre fui a chata com a limpeza no outono fico mais, rs. Como é o período do ano em que as temperaturas ficam mais amenas, a umidade relativa do ar cai e, como consequência, as “ites”  respiratórias como rinite, sinusite e asma atacam, mas nesse outono temos o novo Coronavírus. Como os meninos tem sinusite, os quartos deles sempre tem uma limpeza mais rigorosa, e a limpeza adequada da casa contribui bastante para reduzir a manifestação das alergias típicas da temporada.

Separei aqui algumas dicas simples e práticas, sabemos que TODOS os cômodos precisam de higienização, mas alguns como os descritos abaixo por serem de uso da família, merecem um olhar mais apurado.

Cozinha: durante a quarentena é um dos meus cômodos mais visitados, rs. O ideal é preparar as refeições leves e balanceadas. Para facilitar a lavagem das louças, separe os utensílios setorizando, lave todos e só depois enxague, pois, além de otimizar o tempo, economizamos água. O ideal é que itens como panelas e refratários, que costumam ter resíduos de alimentos, fiquem um tempo de molho. Antes de guardar os alimentos que vieram do mercado – tanto na geladeira, quanto no armário -, é importante passar um pano limpo com álcool, a fim de eliminar totalmente as bactérias. Outro local geralmente esquecido é a porta do microondas, já que, por tocarmos nela o tempo inteiro, é fundamental fazer a sanitização, também com álcool em um pano limpo. Mas vale um aviso: embora o uso de álcool ou da versão em gel seja recomendado, é necessário esperar que ele seque totalmente antes de ir cozinhar ou se aproximar do fogo.

Nosso cantinho de trabalho, o famoso Home Office: nem todos possuem um local específico para trabalhar dentro de casa. Se estiver utilizando a mesa de jantar, como eu, rs lembre-se sempre de fazer a desinfecção antes de utiliza-la para as refeições. Notebooks e celulares podem parecer inofensivos, mas costumam ter alta concentração de bactérias. Eles podem ser sanitizados com álcool isopropílico – por ter menor concentração de água, é mais indicado para esse uso -, uma vez que a oxidação das peças é praticamente nula. Mas, caso você tenha um escritório em sua casa, a limpeza é feita como no restante da casa.
Duas Dicas: – não acumule papéis e não faça refeições no local.

Banheiros: É um cômodo que merece mais atenção. Esvaziar o lixo e deixar uma pequena quantidade de água sanitária na privada são coisas simples e que podem ser feitas diariamente. Para a limpeza dos metais, como torneiras do chuveiro e da pia, uma solução caseira muito eficiente é o uso do vinagre de álcool, que além de desinfetar, traz de volta o brilho dos metais.

Menos espanador e mais paninho:

A melhor maneira de retirar o pó dos móveis é utilizando um pano úmido. Ao contrário do espanador, que apenas transfere o pó de um lugar para outro da casa, o pano úmido consegue efetivamente retirar a sujeira dos espaços.

Lave bichos de pelúcia e cortinas:
Todos estes objetos acumulam muita poeira, por isso é importante mantê-los sempre higienizados. Panos úmidos são práticos e eficazes na limpeza das persianas. Cortinas de tecido e pelúcias devem ser lavados a mão, preferencialmente. Aproveite os dias ensolarados e secos do período para fazer isso.
Limpe o sofá:
Por ser um dos móveis com maior potencial para acumular poeira, é recomendado limpá-lo a seco, utilizando um aspirador de pó. Tenha atenção especial aos “cantinhos”, famosos por acumular sujeira.
Higienize os tapetes:
Tapetes também são outros grandes acumuladores de poeira. Para fazer uma limpeza profunda, polvilhe bicarbonato de sódio por toda a superfície do objeto (utilize uma peneira para fazer isso) e o deixe agir. No dia seguinte, retire o produto com um aspirador.
Cuidado com os vidros:
Vidros também podem acumular poeira. Para fazer uma limpeza profunda, dilua uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em 250 ml de água e aplique o produto com um pano de algodão.
Menos vassoura, mais aspirador:
Varrer a casa é bom, mas pode suspender a poeira e os ácaros causadores das doenças respiratórias. Sempre que possível, opte por utilizar o aspirador de pó ou panos úmidos para fazer a higienização. Caso tenha de utilizar a vassoura, a envolva com um pano úmido de modo a realizar a limpeza com mais eficácia.
Armários entram na lista também!
Limpe o móvel com uma solução de água e vinagre de álcool (diluídos em partes iguais). Após a higienização, feche as portas e deixe agir por duas horas. Na sequência, passe um pano com água e deixe secar naturalmente.
Deixe a luz entrar
Tente manter as portas e janelas de casa abertas, sempre que possível. Aproveite os períodos da manhã e meio da tarde para deixar o sol entrar e arejar todos os espaços. Ele também é um excelente aliado na limpeza doméstica.

Aqui em casa intensifiquei a limpeza e agora todas as quartas-feiras a Mary Help está comigo. Aqui na Baixada Santista o telefone de contato: 13 99758-2920.
Afinal, limpeza nunca é demais, rs.
Beijos.

SIM! Mais 15 dias….

Saiu o decreto e nosso quarentena se estendeu….

Vou te contar como foram nossos dias nessa quarentena:

Primeira semana:
– Magina, isso não vai longe não;
– Aulas canceladas;
– explicar para os meninos o que estava acontecendo,
sem visitas.
Logo na primeira semana tive uma hemorragia que me deixou assustada,  graças a Deus fui muito bem atendida pela minha médica via whatsapp, repouso e vida que segue.

A Casa funcionando, filhos, stress e tudo mais.

outros dias, SIM me perdi no calendário:
Xiii é mais que sério!
Comerciantes locais assustados;
TUDO fechado!

Meu aniversário, aulas via app: Zoom e padlet.
Sério, to no limite!!
Ahhh, sem contar que o home office é com filhos, sem filhos, doente ou sadio. Prazos, entregas…

Na sexta-feira 27/03, completei 36 anos e não tive o abraço dos meus pais e da minha avó…. foi estranho mas aprendemos a dar valor para tudo e todos.
No sábado de tarde meu celular (uma das minhas ferramentas de trabalho) travou! De noite nos demos de presente uma volta de carro pela avenida da Praia, engraçado que no dia a dia eu nunca vou pela Orla, já anotei que preciso fazer mais isso.
Comecei uma nova leitura:

sim, logo no primeiro dia 85 páginas e uma madrugada puta da vida com alguns acontecimentos do livro kkkkkkk, sim sou dessas que pega raiva do personagem.

e aproveitei para reler e terminar outro:

Seja FODA!! confesso que comprei pela capa, achei intrigante rs. Mas super bacana. Aquele livro pra reler sempre que se sentir desmotivada sabe?

outro que já está na lista:

Esse eu to bem animada pra começar.

Eu sempre leio para os meninos, e um dia desses foram 3 livros em 1 hora kkkkkkk. To rindo mas é de nervoso.

Ah! Também teve o dia em que fizemos biscoitos.


Confesso que estou me sentindo como os participantes de BBB, que não sabem em qual dia da semana estamos, rs.

Pronta para mais uma quinzena de confinamento, e espero que seja a última. Não pelo confinamento, mas por tantos comércios fechados, e a incerteza econômica que viveremos.

Juntos somos mais fortes.

E você, me conta como esta a sua quarentena?

Beijos.

 

O que tá acontecendo? – Covid 19 –

É assustador….

Ouvimos: É tudo alarde!
Vírus de laboratório, eu aposto!
Teoria da Conspiração!
Fechar tudo pra quê? o povo é preguiçoso mesmo.

assustador não é, ouvir tudo isso?

Países inteiros dentro de suas casas, economia despencando, comércio local assustado, sem aulas presenciais e lá se vão alguns dias…. Cara, até a Disney fechou! O Mundo parou…

E tem gente que age com ignorância achando que tudo é exagero. Ouvimos na TV e nos rádios empresas que estão operando em home office, escolas e faculdades sem aulas, museus, teatros e shows cancelados …

Mas Distanciamento Social, Quarentena, isolamento o que cada um quer dizer?

Distanciamento  Social: calma não é o que acontece no domingo quando estamos todos juntos e separados por telas, mas sim uma forma de prevenção ao Covid-19. Uma das principais formas de transmissão do novo coronavírus se dá quando alguém tosse ou espirra e, assim, libera gotículas com o agente patogênico, que ficam no ar ou recaem sobre superfícies. O indivíduo pode ser contaminado ao respirar essas partículas ou após tocar objetos infectados e levar as mãos aos olhos, ao nariz ou à boca. Quanto menor o contato social, menor a chance de que esses cenários aconteçam e maior a probabilidade conseguirmos “achatar a curva” de infecção….

QUARENTENA: os 40 que são 14, rs.  É um tipo de reclusão aplicado a determinado grupo de pessoas que estão sadias, mas podem ter sido contaminadas pelo agente causador de alguma doença, a fim de evitar que ela espalhe-se. Esse procedimento foi adotado várias vezes na história, porém não se sabe ao certo quando foi praticado pela primeira vez.

Muitas pessoas pensam que a quarentena refere-se a 40 dias de reclusão, porém isso não é verdade. O tempo de quarentena é determinado de acordo com o período de incubação da doença, nos dias de hoje 14 por conta do Covid-19.

Já o Isolamento Social, são para aqueles que estão infectados (comprovado via exame) tanto para o Covid-19, quanto para outros doenças. Esse isolamento social “fecha o cerco” da doença e ela não se propaga.

Eu to perdida e um pouco boquiaberta com alguns discursos, não estou dizendo que pra mim tá fácil. Mas é tempo de olhar para o próximo, não é sobre eu e você e sim sobre NÓS! Sobre uma população, tenho 36 anos e NUNCA vivi com o medo do amanhã.

Hoje, a frase que eu ouvia da minha mãe: Aqui em casa você está segura! Eu falo para os meus filhos e para a minha mãe, mas com medo do que pode vir.  Estamos com as medidas profiláticas em dia aqui em casa, seguindo as recomendações da OMS e muito mais… Vai ser fácil? Não, não vai! Mas se nos resguardamos agora, talvez seja menos difícil.

Tenha responsabilidade social! Se você pode, mantenha-se em casa.

Algumas medidas preventivas:

• Mantenha as mãos limpas: lave muito bem as mãos e ao tocar em objetos como maçanetas, botões de elevador, dispositivos eletrônicos e outros, evite colocá-las em seus olhos, nariz e boca.

• Lavar bem as mãos significa utilizar sabão, limpar entre os dedos e debaixo das unhas durante 20 segundos ou o tempo suficiente para cantar “Parabéns” por duas vezes.

• Ao lavar as mãos, se possível, não to-que diretamente na maçaneta da porta, use o cotovelo ou uma toalha de papel para abri-la.

• Faça uso da “etiqueta da tosse”: se você espirrar ou tossir, cubra o nariz e a boca com um lenço de papel. Se for um espirro repentino, cubra com o interior de sua blusa. Além disso, mantenha-se afastado das pessoas ao seu redor.

• Use máscaras para evitar a transmissão em lugares públicos, se estiver com sintomas como tosse e espirro.

• Não utilize as máscaras por mais de 2 horas e ou se molharem.

• Ao fazer uso da máscara, posicione-a corretamente, cobrindo todo o rosto, sem deixar folgas ou orifícios, protegendo a boca e nariz.

• Não compartilhe comida, utensílios, copos ou toalhas.

Juntos venceremos!