A tradição da Osterbaum

A tradição da Osterbaum

Tradição da Árvore da Páscoa, e você ai pensando que só de Natal tem árvore né?

Muitas culturas vão além dos coelhinhos com seus ovos de chocolate, que têm presença garantida no Brasil. Na Alemanha, por exemplo, um dos maiores símbolos dessa data é a Osterbaum, a Árvore da Páscoa que é montada todos os anos nas casas de milhares de famílias. Ficou curioso para saber mais sobre a Osterbaum? Então continue com a gente e confira um pouco mais sobre essa tradição alemã na Semana Santa!

A tradição da Osterbaum:

A Páscoa vai se aproximando e fica cada vez mais difícil encontrar ovos nos mercados alemães. Mas se engana quem pensa que estamos falando dos ovos de chocolate que tomam conta do comércio brasileiro nessa época do ano! Na verdade, os consumidores da Alemanha e região procuram os tradicionais ovos de galinha para montar a sua Osterbaum. Como no hemisfério norte a proximidade da Páscoa coincide com o fim do inverno, algumas famílias aproveitam para decorar uma árvore mais seca do jardim. Também há quem prefira fazer a Osterbaum dentro de casa usando um vaso — o que vale é manter viva a tradição e usar a criatividade!

Cheia de significado:

Além de decorativa, a Osterbaum é um reflexo do espírito da Páscoa: os galhos secos representam a tristeza pela morte de Jesus enquanto as cascas de ovos decoradas simbolizam a vida por meio da ressurreição de Cristo. Na Alemanha, a Páscoa é um grande evento e é uma tradição que as famílias decorem suas casas para a sexta-feira da paixão e para o domingo de Páscoa. No Brasil, também é possível encontrar a Osterbaum em algumas cidades da região sul que foram colonizadas pela Alemanha e preservam até hoje costumes do povo alemão. É o caso de Pomerode, em Santa Catarina, onde todos os anos é montada uma das maiores Árvores da Páscoa do mundo, mas com a Pandemia a tradição esse ano será uma doce lembrança.

Quer saber como montar a árvore? Vem que eu te explico:
Como montar uma Osterbaum

A decoração e os rituais de Páscoa fazem parte do imaginário de crianças e adultos e, a cada ano, ganha novas versões, novos objetos e novos significados. Para alguns, a data está no almoço que reúne toda a família, para outros está em acordar pela manhã e olhar debaixo da cama para ver se o Coelhinho passou e deixou ovos de chocolate.

Se você quer montar a sua própria Osterbaum e comemorar o renascimento de Jesus, vamos te dar algumas dicas!

Comece guardando as casquinhas dos ovos para colorir próximo à data. O ideal é retirar o conteúdo do ovo através de um pequeno furo, assim as cascas ficam esteticamente mais bonitas. Lave-as e deixe secar de cabeça (furo) para baixo.

Pinte as cascas com tinta plástica ou de papel crepom. Uma boa ideia é desenhar e pintar símbolos religiosos ou itens marcantes da data para atrair as crianças.

A sua Osterbaum também pode contar com outros enfeites como laços, flores, coelhos de pelúcia, entre outros itens.

Originalmente, decora-se apenas na Sexta-feira Santa, colocando em um vaso um galho totalmente seco, sem nenhuma folha. Ele fica exposto em local visível da casa e, no Domingo de Páscoa, é decorado com os ovos.

A Osterbaum pode ser retirada a partir do segundo Domingo após a Páscoa.

Por aqui as decorações de Páscoa estão a todo vapor, e por ai?
Beijos,


Leave a Reply

Your email address will not be published.