Instagram anuncia Reels de 90 segundos e mais 3 grandes novidades.

Ontem o Big Boss do Instagram Adam Mosseri divulgou novos recurso para os usuários de sua plataforma, a partir de agora dará para fixar publicações como destaque no perfil, já no Reels; utilização de stickers de quiz, enquetes, barrinha de emojis deslizantes e outras ferramentas, a utilização de áudios externos e acho que o mais esperado; 90 segundos liberado!

Agora vamos desmembrar e mostrar como TUDO funciona.

Fixando posts do feed

O recurso tem um funcionamento simples: o usuário deve clicar no botão de três pontos na postagem escolhida. Busque a alternativa “fixar no meu perfil” e pronto. É possível selecionar até três publicações para deixá-las como destaque. Esses conteúdos serão visualizados na primeira linha e conterão um ícone branco no formato de alfinete. Sabe quando você entra na conta de alguém e vê a biografia seguida pelas fotos/vídeos listados em grade? Ali será possível deixar até três posts mais relevantes: poderão ser imagens estáticas ou vídeos do Reels.

Você pode fixar até 3 fotos em seu perfil (foto autoral) 

As publicações fixadas poderão ser imagens ou, até mesmo, vídeos do Reels. Como não será possível organizar os fixados manualmente, a última que for escolhida em destaque irá aparecer na “primeira posição” na linha do tempo do perfil.

Reels de 90 segundos.

Uma das mudanças mais aguardadas e significativas é a ampliação do tempo máximo do Reels para 90 segundos. Ano passado os 60 segundos vieram deixando aquele gostinho de quero mais, rs. Como alguns consideravam que apenas um minuto era pouco para tratar de temas mais profundos ou de tutoriais (como receitas de cozinha e dicas de ferramentas digitais). No Instagram, os criadores têm a opção de recomendar seus Reels no Facebook para expandir o alcance e atingir o público de lá. A Meta voltou a reforçar a necessidade de criar conteúdo original para a plataforma, se postar do tik e tok não vai engajar hein.

Com 1 minuto e meio, o Instagram quer fortalecer o uso do Reels para conteúdos mais aprimorados (foto autoral) 

Lembrando que essa extensão não é automática e precisará ser escolhida na tela de edição dos Reels.
Tocar nesse local permite mudar dos 15 segundos padrão para 30, 60 ou 90 segundos — o pontilhado do círculo será totalmente preenchido a partir de 60.

Áudios externos para o Reels

Outro ajuste é a possibilidade de importar áudios para usar nos Reels. Hoje, as pessoas acabam reféns das músicas e efeitos sonoros disponibilizados pelo app, o que limita a criação de vídeos.

(foto autoral) 

Com a novidade, você poderá gravar sons externos e colocá-los como parte do seu conteúdo — mas não se esqueçam dos direitos autorais. O áudio deve estar na galeria do seu celular e o usuário deve fazer o upload no momento da edição. Ainda falando sobre sons, outra função será a de poder importar seus próprios áudios em vídeos do Reels. No caso você poderá incluir esses áudios como plano de fundo ou adicionar comentários, desde que este tenha uma duração de cinco segundos do rolo da câmera. Lembrando que, uma vez disponibilizado na rede, qualquer outra pessoa poderá utilizá-lo, como os filtros para Stories.

Figurinhas interativas

Do Stories pro feed? Noooo agora será do Stories pro Reels!
Os Stories do Instagram já possuem uma vasta opção de figurinhas para você interagir com seus seguidores.
Mas agora estarão disponíveis para serem usadas nos vídeos do Reels! Veja alguns exemplos que foram sugeridos pelo Instagram:

s figurinhas interativas são uma forma extra de gerar engajamento nos seus Reels (foto autoral) 
  • Enquete: fazendo um vídeo do Reels de duas partes? Faça uma enquete com o seu público sobre o que deve acontecer no próximo vídeo para que ele mesmo possa ajudar a determinar o enredo.
  • Teste: teste as habilidades do seu público (ou ensine algo novo) com esta figurinha.
  • Emoji deslizável: permita que o público compartilhe como o seu conteúdo faz ele se sentir com uma figurinha que torna o emoji com olhos de coração ainda mais poderoso.

Ah outro anúncio que vai fazer seu coração acelerar.

Aumento no engajamento

O site oficial do Instagram publicou uma nota informando sobre essas novidades que virão à rede social, mas antes, revelou um bônus que será concedido a influencers e criadores de conteúdo :

Em um período de 60 dias, as contas públicas com mais de 10 mil seguidores que publicaram pelo menos cinco vídeos do Reels ganharão mais de 2,5 vezes mais seguidores do que aquelas da mesma categoria que não publicaram vídeos do Reels.

Instagram em nota sobre um período de engajamento através da própria plataforma

E agora a gente faz o que? Corre pro Reels e ganha esse bônus ai né?

E você, o que achou dessas novidades? Me conta nos comentários!

O Instagram é uma das redes sociais mais usadas atualmente, sendo seu principal concorrente o TikTok. Pensando justamente em como competir com seu rival, foram revelados novos recursos focados no Reels, com a intenção de melhorar ainda mais a interação entre criadores de conteúdo com seu público ou até mesmo entre amigos. Confira!

Leave a Reply

Your email address will not be published.