Sete dicas para uma boa noite de sono

Sete dicas para uma boa noite de sono

Ah as noites de sono… rs

Ter uma boa noite de sono é uma das grandes necessidades dos seres humanos. Porém, o estresse gerado pela correria cotidiana não contribui com isso. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) 45% da população do planeta sofre com insônia, se você faz parte dessa porcentagem essa matéria vai te ajudar.
No Brasil, mais de 73 milhões de pessoas dormem mal ou passam noites em claro. A pandemia também tem sua parcela com o aumento de casos de ansiedade, depressão, dores crônicas, entre outros causadores de insônia, e dificultou o sono de 70% dos brasileiros, fazendo com que 60% deles acordem mais vezes durante à noite.

Para uma boa noite de sono é recomendado um tempo de 8h, mais que necessário para o organismo cumprir diariamente o ciclo circadiano, que permite que os processos biológicos do corpo se completem trazendo disposição e mais saúde. Mas, esse tempo é variável, pois algumas pessoas precisam de 6h, enquanto outras de 10h.

No final do ano passado a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) liberou no Brasil a suplementação de melatonina, que auxilia com a melhoria do sono.

Sobre a Melatonina:

A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo organismo (na glândula pineal do cérebro), que possui como principal função regular o ciclo circadiano, estimulando o sono ao final do dia. Além disso, a melatonina promove também o bom funcionamento do organismo e atua como antioxidante.

Como o corpo produz a melatonina?

A produção de melatonina acontece especialmente no fim do dia, quando já não existem estímulos luminosos e o metabolismo está mais lento, o que faz com que a sua produção aconteça principalmente à noite. Por isso, na hora de dormir, é importante evitar a luminosidade, estímulos sonoros ou aromáticos que possam acelerar o metabolismo e diminuir a produção de melatonina.

Com o envelhecimento, vamos diminuindo a produção da mesma  é, por isso, que os distúrbios de sono são mais frequentes em adultos ou idosos. Apesar de ser naturalmente produzido pelo organismo, é possível também obter a melatonina através de suplementos alimentares ou medicamentos, que devem ser consumidos sob orientação de um médico.

Dr. Good, líder no Brasil em linha completa de suplementos vitamínicos em goma, tem em sua linha de produtos as gummies de melatonina. Sem açúcares, lactose, alergênicos, glúten, corantes e aromas artificiais.”Desde que foi liberada no Brasil, o produto vem superando todas as expectativas de vendas. O Suplemento de melatonina é uma alternativa saudável para proporcionar uma boa noite de sono, além disso, por conta do efeito relaxante, pode auxiliar com mais disposição ao longo do dia. No caso de Dr. Good, as gummies são práticas pois não precisam de água para ingestão e seguem o conceito de inovação, sabor e praticidade, característico da marca”, comenta Paula Prado, gerente de grupo de produtos da The Fini Company, detentora da marca Dr. Good.

7 Dicas para cair no sono.

  1. Procure estabelecer horários para dormir e acordar, e vá para a cama quando estiver com sono, mantendo uma rotina regular. Priorize o seu sono.
  2. Deixe o ambiente propício com pouca ou nenhuma iluminação, temperatura ambiente e sem barulhos e colchão, travesseiros e roupa de cama confortáveis.
  3. Em alguns casos é recomendado não dormir com animais de estimação e também a utilização de tampões de ouvido e máscara para os olhos.
  4. Entre 30 e 60 minutos antes de deitar evite utilizar aparelhos eletrônicos como celular, tablet ou computador e não assista TV na cama. A luz emitida por esses aparelhos interfere no processo natural do sono.
  5. Evite jantar muito tarde ou comer alimentos de difícil digestão próximo do horário de dormir; ingerir bebidas alcoólicas ou que contenham cafeína e tabagismo também não são recomendados antes do sono.
  6. Invista em hábitos saudáveis e faça exercícios regularmente, porém, evite atividades físicas próximo do horário de dormir.
  7. A melatonina pode auxiliar com a promoção do sono.

Por aqui a minha rotina sofreu alterações e melhorou demais, atitudes como: deixar o celular carregando longe e desligar o smartwatch melhoraram e muito a minha qualidade de sono.

E você, tem alguma dica para dormir melhor? Divide comigo nos comentários e se for mostrar algo em suas redes sociais pode me marcar.

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